Autor em foco: Conheça o autor Hélio Yassuo Matukawa

A Trajetória Literária de Hélio Yassuo Matukawa

Temos o prazer de destacar Hélio Yassuo Matukawa, a mente inspirada por trás de “Drops” e “Curtas”, ambas as obras publicadas pela Lura Editorial.

Em nosso blog, Hélio compartilhou os detalhes de sua incrível jornada literária. 📚

Desde as inspirações que motivaram a escrita até os desafios enfrentados no percurso da publicação, Hélio abre seu livro de vida com a intenção de inspirar outros autores em ascensão.

Prepare-se para uma viagem literária cheia de poesia e humor, e descubra o que significa ser um escritor independente no Brasil. 💫

Conheça mais sobre Hélio Y. Matukawa e sua incrível jornada literária,

Confira a entrevista completa:

1: O que inspirou você a escrever Curtas?
R: Primeiramente, é uma satisfação participar desse espaço e falar sobre Curtas, meu segundo livro. A ideia para a publicação de Curtas nasceu na Bienal do Rio, em 2019, quando fui presenteado com um livro chamado Pó de Lua nas Noites em Claro, da Clarice Freire. O presente foi seguido de uma proposta: criar uma obra com um projeto de diagramação elaborado, com o uso de lettering, como no livro de Clarice. Posso dizer que Pó de Lua foi uma das inspirações para continuar escrevendo, já que, de alguma forma, a gente nunca deixa de escrever.

2: Como foi a sua jornada de escrita? Quais foram os principais desafios que você encontrou?
R: Como tenho uma ocupação que trabalha muito com a mente, em alguns momentos o famoso bloqueio criativo nos encontra. Outro desafio que encontrei foi conseguir organizar os textos de modo que fosse possível mantê-lo “interativo”. Inicialmente, iria organizar os textos com capítulos de nome iguais às reações do Facebook, porém mudei para um capítulo de nome Curtas (o mesmo nome do livro) e a criação de emojis de reação personalizados.

3: Como você acha que o seu estilo de escrita evoluiu ao longo do tempo?
R: Vejo uma maior responsabilidade e cuidado ao escrever. Curtas, em relação à Drops, é muito mais maduro. E ainda assim, pode ser tão ácido ou cômico como o primeiro livro. O vocabulário também é um diferencial.

4: Quem são os autores que influenciaram seu trabalho e de que maneira?
R: Como dito acima, o trabalho de diagramação do livro de Clarice Freire foi inspirador. Posso citar também o Zack Magiezi e o João Doerdelein, já que o meu estilo de escrita tem algumas similaridades com o deles.

5: Pode nos contar um pouco sobre os temas abordados em Curtas?
R: Curtas é um livro de poesia que viaja por vários temas. Do cômico ao romântico, passando pelo reflexivo e até mesmo pelo triste. É um livro leve, para leitura a qualquer hora do dia. E uma opção inclusive para quem não gosta do hábito de leitura.

6: Como foi trabalhar com a Lura Editorial na publicação de Curtas?
R: Assim como foi com Drops, tive o suporte da Lura em todas as etapas. O trabalho de diagramação ficou impecável e a capa conseguiu mostrar a ideia do livro. A Lura é minha casa e minha família literária. Espero publicar ainda mais obras aqui!

A Lura é minha casa e minha família literária.

 

7: Você tem algum conselho para escritores aspirantes que desejam publicar seu primeiro livro?
R: Como diria Pedro Bial, usem filtro solar! Brincadeiras à parte, acho que estudar e entender o seu público e também interagir com autores de diversos estilos literários. Viajar por outros estilos pode nos ajudar a aprimorar ou trazer novas técnicas de escrita ajuda a entender o melhor momento para lançar um livro, ou mesmo definir o formato. No mais, confiem em seus trabalhos.

8: O que você está lendo no momento? Você poderia recomendar alguns livros para nossos leitores?
R: Minha leitura atual é O Americano de Olhos Azuis, de autoria de Agatha Christine. Minha última leitura fica como uma recomendação: Uma Colheita de Inverno, de Pedro Branco. Também recomendo Chorar de Alegria, do coletivo de mesmo nome; Caiu Poesia no meu Café, de Kermerson Dias. Além, claro, de Drops e Curtas, de minha autoria e das antologias Contos de Natal e Onde Canta o Sabiá, as quais tenho participação.

9: O que você espera que os leitores levem consigo após lerem Curtas?
R: Espero que tenham a sensação de estarem envolvidos com o livro e também que compartilhem seus trechos favoritos com as pessoas que são importantes em suas vidas.

10: O que vem a seguir para você? Você está pensando em um novo projeto no momento?
R: Tenho um projeto de um novo livro em andamento, mas ainda em fase inicial. E, claro, a Bienal no Rio!

_________________________________

Assista ao depoimento do autor no Canal do Youtube da Lura:

_________________________________

Após a leitura, aproveite para explorar as maravilhosas obras de Hélio Yassuo Matukawa disponíveis na Amazon: https://amzn.to/2XVNPYC

Conecte-se com ele através do LinkTree: https://linktr.ee/heliomtkw