Descubra as inspirações, desafios e a jornada literária da escritora.
- O que inspirou você a escrever “Segredos de um Divã”?
Registrar fatos, escritos aleatórios guardados e memórias em um diário amarelado. Escrevo desde os 11 anos de idade. A escrita sempre fluiu naturalmente, com muito prazer. Com a adolescência, vieram as leituras, aprimorando ainda mais a minha maneira de escrever.
“Registrar fatos, escritos aleatórios guardados e memórias em um diário amarelado. Escrevo desde os 11 anos de idade. A escrita sempre fluiu naturalmente, com muito prazer. Com a adolescência, vieram as leituras, aprimorando ainda mais a minha maneira de escrever.”
- Como foi a sua jornada de escrita? Quais foram os principais desafios que você encontrou?
Meus maiores desafios foram me espelhar em grandes autores brasileiros adoráveis como Carlos Drummond, Jorge Amado e Vinícius de Moraes. A minha evolução na escrita atribuo aos tantos cursos de Escrita Criativa, sempre atenta a aprender mais, e aos concursos de Literatura, aos quais me dediquei para dar o meu melhor.
- Como você acha que o seu estilo de escrita evoluiu ao longo do tempo?
No início, escrevia apenas para mim mesma, mas com o tempo e a leitura constante de diversos assuntos e mídias, minha escrita se transformou. As influências dos cursos e concursos ajudaram a moldar meu estilo, tornando-o mais refinado e expressivo.
- Quem são os autores que influenciaram seu trabalho e de que maneira?
Meu autor amado que muito me influenciou foi Carlos Drummond de Andrade, em seus versos metafóricos, como em “Amar se Aprende Amando” e “Sentimento do Mundo”. Também Jorge Amado, com suas histórias mirabolantes, ora divertidas, ora realistas, como “Tereza Batista Cansada de Guerra” e “Capitães da Areia”.
- Pode nos contar um pouco sobre os temas abordados em “Segredos de um Divã”?
Em meu primeiro livro solo, abordo temas de amor, saudade, viagens vividas ou fictícias, pessoas importantes que cruzaram meu caminho, filhos, netos, amigos. A curiosidade impactará os leitores de “cair o queixo”, pois são segredos nunca revelados publicamente, somente um divã para revelá-los.
“Em meu primeiro livro solo, abordo temas de amor, saudade, viagens vividas ou fictícias, pessoas importantes que cruzaram meu caminho, filhos, netos, amigos. A curiosidade impactará os leitores de ‘cair o queixo’, pois são segredos nunca revelados publicamente, somente um divã para revelá-los.”
- Como foi a experiência de trabalhar com a Lura Editorial na publicação?
A experiência foi única. Participar na publicação de antologias diversas e estrear na 26ª Bienal do Livro de SP me realizou como escritora e poetisa. Tive a chance de viver momentos incríveis, como autografar livros e ter um fã clube formado por minhas netas e filhas. Um sonho realizado.
- Você tem algum conselho para escritores aspirantes que desejam publicar seu primeiro livro?
Ouse, acredite, tudo é possível. Uma boa editora dará todo o suporte necessário, como eu tive. Participe de encontros de leitura, fale sobre escrita, viva a escrita e se emocione.
- O que você está lendo no momento? Você poderia recomendar alguns livros para nossos leitores?
Estou aberta a escritores estrangeiros para abrir minha mente a novas culturas. Meu livro de cabeceira atual é “Cem Sonetos de Amor”, de Pablo Neruda, em espanhol.
- O que você espera que os leitores levem consigo após lerem “Segredos de um Divã”?
A certeza de que tudo pode ser transformado, que a vida é uma aventura gratificante. Que nossas histórias são únicas e que belas histórias podem ser cômicas, tristes, criativas, de mentirinhas e de verdadeinhas. De um tudo.
- O que vem a seguir para você? Está pensando em algum novo projeto no momento?
Em segredo… já estou preparando um livro de contos, com histórias hilárias desse mundão de Deus. Minha vida é dinâmica, e cada período convivo com pessoas diferentes e lugares diversos, pois vivo me mudando. Aguardem!
Não perca o lançamento de “Segredos de um Divã”, no estande da Lura Editorial H81
📅 Onde: Bienal do Livro de SP 2024, no estande da Lura Editorial H81
⏰ Quando: 07/09/2024, às 18h
Siga a autora: @deacanazza