Autor em foco: Conheça o autor Luan Cruz

Hoje, queremos destacar o autor Luan Cruz, autor da antologia da Lura “Uma poesia para cada noite” além do seu livro solo “Meninos do Rio” 

O autor retrata a luta diária de pessoas sub-representadas no Rio de Janeiro. Inspirado por obras e autores de grande nome Nacional como Jorge Amado e Carolina de Jesus, ele busca inspirar empatia em seus leitores. A recente obra aborda temas como a vida de pessoas marginalizadas, interseccionalidade e desafios do dia a dia no Rio de Janeiro.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA:

1: O que inspirou você a escrever?

 “Meninos do Rio” é a  observação da vida de pessoas que estão sub-representadas socialmente. Logo, a  maneira que  essas pessoas vivem, transitam e resistem no dia a dia foi a base para essa produção. 

2: Como foi a sua jornada de escrita? Quais foram os principais desafios que você encontrou?

Foi uma jornada incrível, dolorosa, algumas vezes, por ver e constatar que pouca coisa mudou, pois ainda vemos pais  expulsando seus filhos de casa, crianças nas ruas passando fome e meninos sendo violentados sexualmente. O desafio foi o de tentar não me projetar na história, por fatos escritos ali que eram muito próximos da minha realidade.

 3: Como você acha que o seu estilo de escrita evoluiu ao longo do tempo?

A evolução da escrita é processo e como tal, segue um nível de maturidade. Tive contatos com textos que dialogam com a minha temática, mais além, tive amigos que estiveram do meu lado, pontuando coisas necessárias.

4: Quem são os autores que influenciaram seu trabalho e de que maneira?

Não é propriamente uma influência  na obra e estilo desses que citarei que influenciam a minha escrita, pois não ouso me comparar a  essas genialidades, mas sou profundamente tocado pelas obras dos autores: Jorge Amado, Carolina de Jesus e o meu grande mestre Machado de Assis. Jorge Amado por sua leveza nos assuntos de pessoas marginalizas, Carolina em sua maneira singular de nos  convidar à prática da humanização e por fim, Machado que diga-se de passagem, dispensa apresentações.

5: Pode nos contar um pouco sobre os temas abordados em Meninos do Rio?

Meninos do Rio é a tentativa de viver e sobreviver. É um exercício de interseccionalidade de meninos e meninas, vivendo pelo Rio de Janeiro. Fome, religião, desejo e sexualidades são temas abordados na obra com uma pitada de realidade.

6: Como achou a Lura Editorial como parceira na publicação?

Conheci a Lura ainda na Bienal de SP, quando participei de uma antologia poética coletiva, colaborando com um de meus poemas. Lura é, sem dúvida, acolhimento.

 7: Você tem algum conselho para escritores aspirantes que desejam publicar seu primeiro livro?

Vivam o propósito desta coisa que chamamos de escrita. Escrevam, revisitem seus textos, chamem os amigos para ler. Apresente seus textos a quem possa contribuir no processo.

Vivam o propósito desta coisa que chamamos de escrita. Escrevam, revisitem seus textos, chamem os amigos para ler. Apresente seus textos a quem possa contribuir no processo.

8: O que você está lendo no momento? Você poderia recomendar alguns livros para nossos leitores?

Neste momento, estou cursando o mestrado, o tão sonhado mestrado. Tenho lido muito sobre literatura afro-brasileira, campo que tenho pesquisando no programa. Estou lendo “Pele Negra Máscaras Brancas” de Frantz Fanon, uma obra que tem me tocado de forma existencial, pois desnuda o racismo nas camadas da sociedade.

9: O que você espera que os leitores levem consigo após lerem Meninos do Rio?

Espero que consigam ter com a leitura de “Meninos do Rio” um despertar do exercício de empatia com o próximo, saber que a condição do outro importa se esse outro está em estado de sofrimento.

10: O que vem a seguir para você? Você está pensando em um novo projeto no momento?

Uma distopia afrocentrada?! Será???

 


Fica aqui o convite para conhecer o autor pessoalmente na Bienal do Livro do Rio de Janeiro e garantir seu exemplar autografado:

📅 Data: Sábado, dia 02 de Setembro de 2023

⏰ Horário das 14h às 16h

📍 Local: Estande da Lura Editorial – Rua Q-28 – Pavilhão Verde


 

informação de contato:

[email protected]@luadeluan – Instagram