Estamos empolgados em compartilhar a entrevista exclusiva com Kai Sodré, autora do livro “Sonata de Pólvora”, que será lançado na Bienal do Livro de SP 2024.
Descubra as inspirações, desafios e a jornada literária da escritora.
- O que inspirou você a escrever “Sonata de Pólvora”?
“Sonata de Pólvora” é um projeto de muitos anos. A ideia surgiu a partir de um RPG de vampiro e se tornou bem concreta ao longo dos anos. As inspirações foram diversas, desde o próprio sistema de RPG (Vampiro: A Máscara), até obras como as de Anne Rice, jogos de videogame, filmes e vários outros lugares.
- Como foi a sua jornada de escrita? Quais foram os principais desafios que você encontrou?
Meu maior desafio sempre foi ter que reduzir a história. Infelizmente, nos deparamos com um mercado livreiro que dá preferência a obras mais curtas e, por isso, a história completa precisou ser dividida em volumes. Ter tanto para contar em pouco espaço é certamente o maior desafio.
- Como você acha que o seu estilo de escrita evoluiu ao longo do tempo?
Certamente, o meu estilo de escrita evoluiu para algo mais profissional ao longo do tempo. Perceber valores nas cenas, atribuir características marcantes para os personagens, desenvolver uma narrativa que prende, foram coisas que aprendi ao longo do tempo. O que contribuiu para essa evolução foi, principalmente, a leitura crítica de profissionais da área, além da troca de conhecimento com outros autores.
- Quem são os autores que influenciaram seu trabalho e de que maneira?
Como eu disse anteriormente, sou uma pessoa fácil de encontrar inspiração. Eu admiro obras por diversos motivos e é fácil me encantar. Porém, acredito que esse trabalho, em específico, sofreu maior influência dos textos de Anne Rice, Neil Gaiman, Yana Toboso e da coleção de RPG World of Darkness.
- Pode nos contar um pouco sobre os temas abordados em “Sonata de Pólvora”?
Em “Sonata de Pólvora” temos um jogo político muito forte voltado para a nobreza e a realeza, com foco em personagens de moral duvidosa e um sistema de governo corrupto desde a raiz. Além disso, o chamado “código queer” é amplamente explorado na obra, tornando tabu o relacionamento romântico entre um Carnífice (como são chamados os vampiros no livro) e um humano. Aqui, o público LGBTQIA+ pode encontrar paralelos com a realidade representados de forma diferente no universo fantasioso de “Sonata de Pólvora”. Além disso, temos a presença de um personagem no espectro Assexual/Demissexual que, infelizmente, ainda é incomum nas narrativas atuais. Meu objetivo é trazer ao público uma nova visão de romance e fantasia sombria, onde os personagens viciosos levarão os leitores ao ápice de suas emoções.
“Meu objetivo é trazer ao público uma nova visão de romance e fantasia sombria, onde os personagens viciosos levarão os leitores ao ápice de suas emoções.“
- Como foi a experiência de trabalhar com a Lura Editorial na publicação?
Felizmente, essa não é a minha primeira experiência com a Lura. Estou retornando para mais um trabalho porque confio na competência da equipe. Até agora, só tenho elogios. 🙂
“Estou retornando para mais um trabalho porque confio na competência da equipe. Até agora, só tenho elogios. 🙂“
- Você tem algum conselho para escritores aspirantes que desejam publicar seu primeiro livro?
Antes de mais nada: Paciência. A escrita é um caminho longo que deve ser trilhado com calma. Se você pular qualquer etapa do processo, terá que retornar a ela depois. Se entrar em pânico e se atropelar, também vai ter que voltar ao ponto inicial. Portanto, é extremamente recomendado fazer cada etapa em seu tempo.
- O que você está lendo no momento? Você poderia recomendar alguns livros para nossos leitores?
Estou lendo um livro de contos de Poppy Z. Brite chamado “Wormwood”. Para os amantes da literatura gótica queer, eu recomendo todos os trabalhos deste autor!
- O que você espera que os leitores levem consigo após lerem “Sonata de Pólvora”?
Espero que os leitores sintam a mesma paixão pelos personagens que eu sinto. Espero que reflitam sobre a moral e os defeitos que nos tornam humanos. Também espero que pensem sobre a política e a índole das pessoas que tomam o poder sem que a gente nem perceba.
- O que vem a seguir para você? Está pensando em algum novo projeto no momento?
Por sorte, “Sonata de Pólvora” está com os volumes 2 e 3 já finalizados. Por isso, o lançamento deles será em breve, não muito depois do lançamento do primeiro volume. Quando essa saga terminar, o próximo projeto será totalmente situado no Brasil, com a mesma ideia de fantasia sombria, mas com uma narrativa totalmente lúdica e diferente.
Não perca o lançamento de “Sonata de Pólvora” no dia 07/09/2024, às 14h, no estande da Lura Editorial H81.
📅 Onde: Bienal do Livro de SP 2024
⏰ Quando: 07/09/2024, às 14h
Siga a autora: @WickedGentleman