“Há ou a“, quando utilizar? Dúvida que sempre assusta os leitores e, principalmente os escritores.Estas formas existem na língua portuguesa e estão corretas. Contudo, devem ser utilizadas em situações diferentes.Confira as diferenças:
As palavras há e a são homófonas, ou seja, possuem grafia e significados distintos, contudo, são pronunciadas da mesma forma. E isso, claro, gera muitas dúvidas de ortografia: quando utilizar uma e quando utilizar a outra? Veja a seguir alguns casos a seguir:
Segundo o site “brasilescola“: a palavra há é uma conjugação do verbo “haver” quando este é impessoal, por isso seus significados mais comuns são no sentido de “existir” (nesse sentido, “ter”) ou, no caso de tempo decorrido, “fazer”.
Veja alguns exemplos:
-
- 1) A meteorologista disse que há muita probabilidade de chuva nesta semana.
A meteorologista disse que existe muita probabilidade de chuva nesta semana. - 2) Hávários livros no meu quarto.
Tem vários livros no meu quarto.
- 1) A meteorologista disse que há muita probabilidade de chuva nesta semana.
Postamos aqui no Blog da Lura, o uso dos porquês e deu muito burburinho, pois a palavra possui variações no momento da construção da frase. Confira a matéria clicando AQUI.
Segundo o professor de gramática Guilherme Viana, a palavra “a” pode ter diversas classificações dependendo do contexto. Costuma estar em várias locuções e, por isso, seu uso é muito versátil. Usamos “a” como artigo definido feminino singular, ou seja, para especificar um substantivo feminino em determinado contexto.
Veja alguns exemplos:
-
- 1) Estivemos em consulta com a pediatra.
(Artigo) - 2) Daqui a pouco vai chover.
(Locução adverbial)
- 1) Estivemos em consulta com a pediatra.
#ficaadica
Enquanto “há” costuma estar presente no sentido de tempo passado, “a” pode estar presente em locuções no sentido de tempo futuro. Veja:
-
- 1) Nós chegamos há dez minutos.
(Tempo passado) - 2) Nós vamos chegar daqui a dez minutos.
(Tempo futuro)
- 1) Nós chegamos há dez minutos.
Após saber sobre a utilização do uso da preposição “há ou a” que sempre confunde os escritores no momento de colocar no papel ao escrever seus textos, aproveite para ouvir o nono episódio do Podcast da Lura “Livros, café e companhia”, nosso convidado, Eduardo Carvalho, autor do livro “Três Minutos” e SEO da Agência Campania, bem como profissional no campo gráfico que fala sobre os bastidores e o incrível universo das impressões de livros no Podcast da Lura “Livros Café e Companhia“. Por isso, coloque o fone, sirva-se de um bom café e ouça nosso sexto episódio de podcast:
Quem gostou das dicas? Marque um amigo que deveria aprender também.
Comenta aqui embaixo 👇