A leitura de histórias infantis é uma ferramenta de educação e entretenimento que ultrapassa gerações e vem se adaptando, cada vez mais, ao mundo moderno.
Das fábulas de Esopo às narrativas infantis de Monteiro Lobato, há um acervo enorme de possibilidades para ensinar as crianças de forma lúdica, empolgante e eficiente.
Continue lendo e descubra os principais motivos para ler histórias infantis! Antes disso, porém, entenda o conceito e veja quem são os autores mais renomados.
O que são histórias infantis?
Vamos começar esse texto de um jeito leve, explicando o conceito do tema. Afinal, o que são histórias infantis?
Primeiramente, são ferramentas de educação. Isso porque se apresentam como estratégias de alfabetização, raciocínio lógico e outros temas educacionais.
Ao mesmo tempo, também são técnicas de entretenimento bastante comuns, usadas para divertir e estimular a imaginação das crianças.
A partir disso, vale a atenção para os tipos de histórias infantis que existem porque cada um deles têm suas características que os tornam únicos.
Então, considere que uma história infantil é uma narrativa educativa com elementos criativos. Com isso, temos variações um pouco mais específicas, veja!
Fábulas
As fábulas infantis se destacam por suas lições morais e geralmente apresentam objetos personificados, especialmente, os animais. E também há muitas metáforas.
Se você lembrou do “A Cigarra e a Formiga”, de Esopo, está corretíssimo porque é um ótimo exemplo. Inclusive, considere que ele é quem tem as fábulas mais conhecidas:
- A lebre e a tartaruga;
- O leão e o rato;
- O lobo em pele de cordeiro;
- O corvo e a raposa, etc.
Esopo foi um escritor grego do século VI a.C. e hoje é chamado de “pai da fábula”, sendo que influenciou grandes nomes da literatura, como Jean de La Fontaine e Monteiro Lobato.
Qual a moral da história?
As fábulas são uma das melhores narrativas quando pensamos em moral da história e isso tem tudo a ver com as crianças.
Porque por mais empolgadas que estejam, elas sempre querem tirar um aprendizado daquele enredo, podendo ser moral sobre amizade, família, etc.
Contos de fadas
Já os contos infantis costumam ter maior variedade de personagens no mesmo contexto. No caso dos contos de fadas há uma ênfase maior em elementos mágicos.
Entre os principais contos para crianças que você deve conhecer:
- Branca de Neve;
- Cinderela;
- A Bela e a Fera;
- Pequena Sereia;
- A Bela Adormecida, etc.
São textos infantis atemporais, de modo que vão ganhando novos retratos e um toque de modernidade em cada nova atualização, a partir das narrativas não convencionais.
Os personagens míticos
Nos contos de fadas também é comum ter os personagens míticos, como o “Lobo Mau” da “Chapeuzinho Vermelho”. Além de lobo, tem bruxas, dragões e muito mais.
Eles podem ter raízes ancestrais, símbolos, arquétipos e até mesmo funções narrativas fundamentais, como protagonistas, antagonistas ou auxiliares.
Se quiser saber um pouco mais desses conceitos, acesse este outro artigo aqui do blog: qual é a diferença entre fábulas e contos.
Autores renomados de literatura infantil
Após o conceito, vamos aproximar o assunto da prática! Você conhece os principais autores da literatura infantil? Selecionamos 4 deles, sendo um brasileiro. Confira!
- Hans Christian Andersen: autor dos contos “A Pequena Sereia” e “O Patinho Feio”;
- Irmãos Grimm: Jacob e Wilhelm, autores dos contos de princesas mais famosos;
- Monteiro Lobato: o brasileiro é conhecido pelo “Sítio do Pica Pau Amarelo”.
- Charles Perrault: autor de Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida, O Gato de Botas e Cinderella
Você também pode criar as próprias histórias infantis!
Falar dos vários tipos de histórias infantis é muito legal, você não acha? Mas, já pensou em ter a chance de escrever os seus próprios contos, fábulas e narrativas?
Se você é um pai, mãe, professor ou alguém que tem esse desejo, a sugestão é treinar. Sim, isso mesmo: treinar o hábito da escrita!
Temos um curso gratuito por e-mail que auxilia nesse processo:
Os benefícios das histórias infantis
Se você ainda tem dúvidas de que essa atividade vale realmente a pena, a ideia deste tópico é responder à pergunta inicial: por que ler para as crianças?
São muitos benefícios, mas considere os ótimos resultados na educação e entretenimento através de histórias infantis. Ou seja, tem muito do conceito de “aprender se divertindo”!
Os pais e professores podem ensinar através de histórias
As histórias são formas lúdicas de apresentar temas importantes às crianças. Ou seja, é uma técnica de ensino interessante porque conecta com elas, trazendo mais engajamento.
A partir disso, é possível praticar vocabulários, estudar todas as áreas do conhecimento, fazer conexões com a realidade e assim por diante.
Portanto, é uma das formas de aprender e, conforme artigo da Pubmed, “ler regularmente com crianças pequenas estimula padrões ideais de desenvolvimento cerebral”.
A leitura infantil estimula a imaginação e a criatividade
Quando consideramos os vários tipos de histórias infantis que vimos acima, outro ponto importante é analisar a leitura como ferramenta para incentivar imaginação e criatividade.
A explicação disso é bem simples, como menciona a Fundação Mundial de Alfabetização:
“[…] Permitindo que as palavras descrevam uma determinada imagem enquanto o leitor manipula a imagem na mente. Essa prática fortalece a mente, pois ela é um músculo”.
Heróis e vilões auxiliam no pensamento analítico
O exemplo dos personagens míticos é ótimo para falar de heróis e vilões. Essa dualidade é muito comum nos livros infantis e incentiva as crianças a fazerem reflexões o tempo todo.
São vários motivos que explicam isso. Primeiro, desafia a ideia do certo e errado ou do bem e mal; depois, porque permite a análise das consequências dos comportamentos.
E o pensamento analítico é um pouco disso, de compreender perspectivas diferentes, não acha? Ou o que os adultos gostam de chamar de “pensar fora da caixa”.
Quer ver uma coisa? De “A Bela e a Fera” à “Harry Potter”, as crianças podem ver que as aparências enganam, sendo preciso olhar além do superficial. Concorda?
Ler antes de dormir auxilia em uma rotina saudável
Saindo um pouco da educação infantil pensando na alfabetização e indo para a interdisciplinaridade, vamos lembrar como ler histórias infantis ajuda na rotina!
O hábito de ler antes de dormir, por exemplo, favorece a saúde mental e do sono:
- Desvia a mente das preocupações do dia;
- Alivia os sentimentos estressantes;
- Promove o relaxamento e diminui a frequência cardíaca.
Neste caso, a dica é escolher livros mais leves e relaxantes para garantir ou experienciar esses efeitos positivos. Ter um horário padronizado também auxilia nesse processo.
Cada história infantil traz várias lições de vida
É provável que você tenha aí, guardado na sua memória, alguma história infantil que tem uma grande lição de vida no final, não é? Essa é uma das características desses livros.
Mas, por que isso pode ser visto como um benefício? Porque influencia na capacidade de tornar as crianças mais empáticas, o que foi evidenciado pela The New School.
A publicação original está na Scientific American:
Pesquisadores encontraram evidências de que a ficção literária melhora a capacidade do leitor de compreender o que os outros estão pensando e sentindo.
Por onde começar a contação de histórias infantis?
Contação de histórias é um dos termos mais interessantes para quem está pensando na leitura infantil – ou para quem já faz isso e quer melhorar o desempenho dessa atividade.
Afinal, quando a criança ouve narrativas educativas, ela tem a oportunidade de “compreender” textos mesmo antes de saber ler, de fato. Entende?
Ou seja, é uma ferramenta da educação infantil porque quando ouve uma leitura em voz alta, de certa forma, ela escuta a linguagem escrita e compreende o assunto.
Dessa forma, ler para crianças possibilita o aprendizado através de histórias mesmo quando as crianças ainda não foram alfabetizadas.
E seja na contação de histórias ou na leitura autônoma, quando já leem sozinhas, há duas sugestões de livros infantis com narrativas educativas incríveis.
- A Floresta Encantada: uma aventura encantadora pela floresta;
- O Reino dos Sonhos: uma jornada literária com aventuras inesquecíveis.
Ambas sugestões são antologias, ou seja, livros que contêm textos de vários autores em um único volume, permitindo uma grande diversidade de temas e estilos. É fascinante!E se você gostou deste conteúdo, não deixe de acompanhar o blog da Lura.