Publicar poesias de forma independente nunca foi tão fácil!

Resolvi escrever este post para auxiliar os caros colegas poetas, amantes da arte mais pura da Literatura, a poesia.

Sempre recebemos várias mensagens de escritores da área, com dúvidas sobre onde publicar seus textos poéticos de forma independente.

Tenho uma boa e uma má notícia:

A NOTÍCIA BOA PRIMEIRO: com o avanço da internet e popularização das redes sociais (principalmente nos últimos meses em decorrência do COVID-19 e quarentena) os caminhos para publicar textos autorais são muitos. A maioria é gratuita e disponível para qualquer um, a qualquer hora. Bastando apenas de um celular com acesso à internet para publicar os mais variados tipos de postagens e atingir públicos variados.

AGORA VEM A MÁ NOTÍCIA: a facilidade e grande oferta de oportunidades nos deixa, muitas vezes, perdidos e acabamos travados. Sem saber quando, como e onde postar.

Selecionei alguns sites e locais que podem te auxiliar com a tarefa:

Facebook ou Instagram

Os “Instapoetas” estão cada vez mais populares, pesquise sobre e comece agora mesmo a fazer collabs com outros autores e gerar um relacionamento com leitores novos para a sua área. Textos curtos, compartilháveis e poéticos nunca foram tão necessários! Temas preferidos dos leitores destas redes: Amor, desilusão, família, vida, amizade e autoestima. Uma dica prática: capriche na imagem! Para que seu texto tenha mais compartilhamentos, a arte terá um papel fundamental no processo.

 

Twitter

O máximo de 280 caracteres não devem ser um empecilho para que você comece a publicar nesta plataforma que movimenta 206 milhões de usuários diariamente. Se puder escrever em outras línguas como inglês ou espanhol, o seu alcance será ainda maior. Você usa esta rede social? Não esqueça de usar as # hashtags. Elas impulsionam ainda mais o seu texto.

 

TikTok

A rede social que mais cresceu nos últimos tempos, já conta com mais de 689 milhões de usuários mensais ativos em todo o mundo. Vários anônimos ficaram famosos graças aos vídeos rápidos e engraçadinhos. Se aventurar por ela, pode ser uma boa para aguçar a força da poesia na mente dos leitores mais jovens. Vídeos, narrações e músicas podem ser integrados em seus textos poéticos, pense nisso com muito carinho!

 

Grupo de WhatsApp, Facebook ou Telegram

Nem só de política, brigas e memes engraçados vivem os grupos do “ZAP”, diversifique as mensagens chatas com suas artes e textos poéticos. Peça permissão ao organizador antes de postar e não seja o “chato” do grupo. Não precisa postar todos os dias, mas periodicamente é interessante. Para não ser bloqueado ou odiado pelos outros participantes a regra é clara: não faça com os outros, o que você não gostaria que alguém fizesse em seu grupo. Procure grupos de interesses em comum, e pense que está em um ambiente público e seus textos poderão ser “copiados”, interpretados ou compartilhados sem muito controle. Deixe para postar textos mais polêmicos para sua página pessoal.

NO MAIS, UM ÚLTIMO CONSELHO:

DIVIRTA-SE com o processo e deixe que seus leitores, amigos e colegas saibam sempre disso!

Não tem como não se apaixonar pela poesia, não é mesmo?

LEIA TAMBÉM: E-BOOK GRÁTIS? Clickbait ou realidade do escritor iniciante?

Após conhecer as dicas sobre onde publicar seus textos poéticos de forma independente,  coloque o fone, prepare um bom café e ouça o 6º episódio do podcast onde juntamente com o editor Roger Conovalov, falamos sobre as soluções para encontrar oportunidades ante às ameaças no cenário econômico e editorial, bem como ideias inovadoras sobre como e o que fazer, nessa quarentena do coronavírus, além das dicas de filosofia, poesia de Cora Coralina e dicas de leitura. 📚

Por isso, repito, coloque o fone, sirva-se de um bom café e ouça nosso 6º podcast, Livros, Café e Cia: