Se você sonha em transformar suas ideias em um livro, a escrita é a base. O texto precisa ser bem construído, com personagens cativantes e uma trama envolvente.
Esse é o primeiro passo para captar a atenção dos leitores e criar uma narrativa de sucesso, independentemente do gênero literário.
Mas não é só isso. A comunicação é essencial como forma de expressão, especialmente em um mundo cada vez mais conectado pelas redes sociais.
Neste blog, você terá acesso a dois cursos gratuitos:
- Sobre como aprimorar seu português e
- Dicas para escrever com mais frequência.
Com as técnicas certas e a prática constante, sua comunicação vai alcançar outro nível.
Continue lendo e evolua na sua escrita!
Por que melhorar a escrita?
Já passou por algum momento em que ficou na dúvida se o certo era usar “a” ou “há”? Ou ficou inseguro com o uso dos porquês? Tudo isso faz parte… Mas, dá para aprender!
A escrita é uma ferramenta de comunicação incrível e tem se mostrado cada vez mais importante, de modo que o conhecimento é usado em várias áreas da vida.
A importância da escrita no ambiente profissional
No trabalho, independentemente do setor ou cargo, é fundamental que a escrita seja clara e objetiva para facilitar a comunicação entre colegas.
Segundo o Indeed, site especializado no mercado de trabalho, há cinco competências essenciais para uma boa comunicação escrita:
- Clareza,
- Concisão,
- Tom,
- Voz ativa e
- Gramática.
Isso vale desde o envio de um simples aviso de folga até a redação de um relatório técnico.
O papel da escrita nas redes sociais
Em um mundo em que as redes sociais fazem parte da vida da maioria das pessoas, a escrita ganha relevância também na conexão online entre pessoas.
Além disso, pode ser uma técnica poderosa a fim de criar uma marca pessoal forte e inspirar outros usuários a partir das suas experiências.
O LinkedIn, por exemplo, é uma ótima maneira de compartilhar ideias e conhecer outros contextos. Entre posts, eventos e comentários, cria-se um mundo de aprendizado.
A escrita como base para publicar um livro
Também há bons motivos para melhorar a sua escrita se você pretende lançar um livro de qualquer tema e gênero.
Ainda que o seu texto passe por revisões no processo de publicação, ela é essencial ao transformar ideias em uma obra literária desde o início.
Qual curso gratuito de português escolher?
Pensando em um curso de português, que vai ajudar muito com a parte teórica e gramatical, há uma opção da Fundação Bradesco que é super interessante.
O curso “comunicação escrita” tem 40 horas de duração e traz “os pontos gramaticais essenciais para escrever corretamente, entre eles, pontuação, crase e ortografia”.
Mas, lembre-se que existem outras plataformas online com cursos gratuitos de português. E, até mesmo no Youtube, você pode aprender ou melhorar sua comunicação escrita.
Por exemplo, nesse bate-papo, a Mag Brusarosco deu várias dicas aos interessados em escrever contos ou quer aprender como usar melhor as palavras do português nele:
Como treinar para melhorar a escrita?
Suponha que você tenha o propósito de ir mais fundo nesse estudo. Além de treinar o português, o que pode fazer para melhorar a sua escrita? Treinar!
É isso mesmo, ao treinar, é possível evoluir nas suas narrativas. Veja os motivos:
Descobre as próprias técnicas de escrita
Cada pessoa tem um estilo próprio e isso reflete na hora de se comunicar com palavras, também. Porém, é difícil saber qual é a sua melhor versão sem testar.
Logo, a dica é: experimente diferentes abordagens e encontre a que mais faça sentido no seu enredo e no seu jeito de contar uma história.
Inclusive, essa é uma excelente oportunidade para incentivar a escrita criativa, isto é, a arte de usar palavras a fim de criar algo extraordinário.
Testa novos gêneros literários
Outro ponto importante é sobre os gêneros literários. Obviamente, há muita influência nisso, desde os seus livros que você leu na primavera até mesmo a facilidade com as palavras.
Só que se engana quem pensa que estamos falando apenas de romance ou terror. Tem um monte de novos gêneros que podem te agradar, teste-os!
Aprende a lidar com o bloqueio criativo
Mais um motivo visando treinar a escrita tem a ver com o bloqueio criativo… E escritor que nunca passou por isso, atire a primeira pedra, não é?
Esse problema pode acontecer e chega a ser natural. Só que quanto mais se escreve, mais se conhece das soluções, desde um brainstorming até mudanças de ambientes.
Existe algum curso gratuito para melhorar a escrita?
Existe, sim. O curso “cultivando o hábito da escrita” é um excelente começo porque é gratuito e possibilita entrar na rotina diária da escrita de um jeito super fácil.
São 10 aulas práticas e acessíveis, que fazem desse mini curso uma oportunidade para quem quer sair da zona de conforto, explorando várias possibilidades de ideias.
Acesse o curso da Lura Editorial e saiba porque ele é um convite genuíno para melhorar a sua escrita:
E se ainda ficou com dúvida sobre se inscrever, veja algumas motivações:
Inspire-se para gerar novas ideias
Você vai descobrir que há formas diferentes de ter novas ideias, desde o uso de mapas mentais até truques de escritores famosos. E o melhor, você pode encontrar a sua saída!
Aprenda a gerenciar seu tempo de escrita
Ter uma rotina de escrita facilita demais a dar andamento nas suas páginas. A partir de metas realistas, o processo se torna mais produtivo.
Sobre isso, tem um ensinamento de Henry Miller: “Trabalhe conforme o seu planejamento e não conforme o seu humor. Pare na hora programada”.
Aprimore suas técnicas e abordagens
Errar faz parte do jogo. A questão é o quanto você aprende com esses erros. A arte da escrita tem muito sobre recomeçar e reescrever, de novo e de novo.
Crie o hábito de forma motivadora
Tem uma frase famosa e super conhecida de Aristóteles que diz que “nós somos o que fazemos repetidamente. Por isso, a excelência não é um ato, mas um hábito”.
Então, você já sabe! Esse é o melhor momento para criar o seu hábito da escrita e tornar-se um escritor excelente: