Quais são os gêneros literários em alta? 10 ideias para atualizar sua escrita!

Você já sabe que a literatura é um universo vasto. Com muitos gêneros literários, nos fazem refletir sobre diversos temas a partir de diferentes tipos de narrativas.

Alguns nos deixam perplexos. Outros, nos emocionam. Tem aqueles de suspense, assim como a jornada do herói, mudanças climáticas, novelas e muito mais.

Ao conhecer os gêneros em alta, você poderá descobrir um mundo infinito de possibilidades para curtir um bom livro… Ou, quem sabe, publicar sua própria obra moderna!

Aqui está a ideia deste blog: trazer uma breve explicação do conceito e pontuar os gêneros literários em alta, incluindo, seus principais autores e referências. Vamos lá?

O que são gêneros literários?

Apesar de ser um tanto quanto simplista, tem uma explicação que facilita entender o que são os gêneros literários. São como as categorias dos livros.

O que significa que cada um possui suas próprias linguagens, temas, estilos e público. 

Logo, a principal função é guiar os leitores na escolha de uma obra, auxiliando-os na hora de encontrarem histórias mais adequadas aos seus gostos e interesses.

Os tipos de gêneros literários clássicos 

Um jeito interessante de entender essa teoria é pontuando alguns dos gêneros literários clássicos, isto é, aqueles mais conhecidos no mundo editorial. Veja a lista:

  • Épico: narrativas de feitos heroicos, como as epopeias gregas e as sagas nórdicas,
  • Lírico: expressões das emoções do poeta, por exemplo, odes e canções de amor,
  • Dramático: textos apresentados em palcos, tais quais, tragédias e comédias.

A partir desses pilares, outros gêneros foram sendo criados com o tempo. Veja:

  • Fábula: narrativas curtas, geralmente com personagens animados,
  • Mito: contos que explicam a origem do mundo, dos deuses e fenômenos,
  • Lenda: histórias orais que se tornam escritas, por exemplo, de reis e heróis.

Dessa literatura antiga, passando pela medieval e do renascimento, chegamos em um momento no qual temos dezenas de gêneros modernos. 

Então, quais são os gêneros literários em alta?

Entender os gêneros clássicos é viajar pela evolução da literatura e apreciar a diversidade das obras. E isso permite navegar nas novas ondas da escrita.

A seguir, confira quais as opções em alta. Essa é uma ótima recomendação para seguir e se adaptar às mudanças da sociedade.

1 – Ficção científica

São narrativas que exploram mundos imaginários, tecnologias do futuro e inovações. Porém, não se resume a isso, trazendo questões filosóficas sobre a humanidade.

Se você não está se lembrando, que tal considerar “Eu, Robô” e “Duna”? Essas são obras clássicas. Entre os autores: Isaac Asimov, Frank Herbert e Arthur C. Clarke.  

2 – Distopia

A distopia foca em apresentar sociedades futuras, geralmente, opressoras. No entanto, elas convidam os leitores a refletir sobre o presente.

E não é possível falar de assuntos distópicos sem mencionar George Orwell, Aldous Huxley e Ray Bradbury

As mulheres também representam, principalmente: Margaret Atwood e Suzanne Collins, ótimas referências!

3 – Thriller psicológico 

É um gênero super interessante porque explora o suspense em quase todas as suas páginas. Também traz sensações de medo e relacionados à mente humana.

Quer referências, não é mesmo? Um dos autores mais reconhecidos da atualidade é Stephen King com suas dezenas de obras literárias.

Mas há outros nomes, tais quais, Agatha Christie e Haruki Murakami.

4 – Fantasia sombria

Os temas obscuros e dramáticos, como horror e mistério, podem ser visualizados com elementos da fantasia desde a sinopse. Essa é a ideia desse gênero literário.

Já leu “O Senhor dos Anéis”? É um exemplo de fantasia sombria que coloca J.R.R. Tolkien na lista dos autores mais conhecidos desse gênero.

Outros livros relacionados são de H.P. Lovecraft e Brandon Sanderson.

5 – Autoficção

Aqui, os autores usam elementos reais e/ou vivenciados para criar uma narrativa ficcional. É uma espécie de mistura de realidade com imaginação.

Sabe quem adora fazer textos nesse estilo? David Foster Wallace, Rachel Cusk, Jenny Offill e Roberto Bolaño.

6 – Ficção Cli-fi

O termo ainda não é tão conhecido, mas os textos, sim. Eles abordam as consequências das mudanças climáticas e ambientais no Planeta.

As principais referências desse gênero são: Kim Stanley Robinson, Paolo Bacigalupi, Octavia E. Butler

7 – Young Adult

Sabe aquele livro ótimo para ler na primavera? Esse é o tom do young adult.

Como o nome sugere, esse gênero é direcionado aos adolescentes e jovens adultos, trazendo temas relevantes: amadurecimento, identidade e relações interpessoais.

Harry Potter, de J.K. Rowling, é a melhor representação do gênero. 

Além de outros best sellers, por exemplo, “A Culpa é das Estrelas”, de John Green e “Divergente”, de Veronica Roth

8 – Chick-lit 

Essa é outra super tendência porque vai ao encontro dos movimentos das mulheres na sociedade. Assim explora o cotidiano e as relações amorosas de forma divertida.

O gênero ficou conhecido porque o filme fez o maior sucesso nas décadas passadas: “O Diabo Veste Prada”, de Lauren Weisberger, lembra? 

E “O Diário de Bridget Jones”, da Helen Fielding, é outro exemplo, que conta com personagens fortes e envolventes. 

9 – Novelas gráficas ou quadrinhos

Na verdade, aqui temos uma tentativa de inovação nos gêneros literários porque a novela gráfica une imagem e textos para contar histórias. Vale a pena conhecer.

Há autores que inspiram demais: Alan Moore, Neil Gaiman e Art Spiegelman estão entre eles.

10 – Insta Poetry

Poesia curta e concisa é o objetivo do Insta Poetry. Os textos são compartilhados nas redes sociais e se caracterizam pela linguagem informal e temas do cotidiano.

No Brasil, são poucos autores conhecidos nesse gênero por enquanto. 

Mas, se você se interessou por ele, pesquise por Rupi Kaur, Amanda Lovelace, Lang Leav e Warsan Shire.

Como testar um gênero literário? 

Acabamos de ver que são vários gêneros literários modernos, correto? O próximo passo é descobrir qual tem mais a ver com a sua forma de escrever.

Como fazer isso? Há várias alternativas, por exemplo: ler resenhas e sinopses, conhecer autores renomados, participar de grupos de leitura, de bienais e experimentar estilos novos.

Sim, ao testar um novo gênero, você tem a oportunidade de aprender técnicas novas e, também, de descobrir se ele combina com a sua preferência de narrativa.

O curso gratuito “Cultivando o hábito da escrita” pode ser o seu pontapé inicial.

São 10 aulas práticas enviadas por e-mail ao longo de 10 dias. Assim, você poderá explorar dicas úteis para criar o hábito de escrever, melhorar a escrita e testar os gêneros.

Que tal?

Faça sua inscrição gratuita e comece a praticar essa habilidade poderosa: