Se você é escritor ou aspirante a ser um, certamente sabe que escrever o livro é apenas metade da batalha. A outra metade? Fazer com que as pessoas realmente o leiam! É aí que entra o marketing. E quando começar? Bem, nós da Lura acreditamos que quanto mais cedo, melhor.
Preparamos uma lista com 4 motivos pelo qual você deve começar o marketing do seu livro antes mesmo de ele estar pronto. Confira!
1. ADIANTE-SE: Sabe quando dizem “Espera seu livro ficar pronto pra pensar em marketing”? Deixe isso pra lá! O negócio é colocar a mão na massa já, e agora! Isso mesmo, você não leu errado. Começar a promoção do seu livro antes de ele estar nas prateleiras pode dar a você uma vantagem crucial.
Ao planejar com antecedência, você ganha tempo para ajustar sua estratégia conforme necessário, sem a pressão das vendas pós lançamento.
Dica: Crie um cronograma de marketing que comece meses antes do lançamento do livro. Inclua objetivos claros e ações para alcançá-los.
2. PROMOVA SEU NOME: Mesmo que você ainda esteja na fase de escrever, lembre-se: promover um livro é, na realidade uma autopromoção. Apresente aos leitores em potencial não apenas o seu livro, mas também a pessoa incrível por trás dele.
Dica: Use suas redes sociais para compartilhar partes do seu processo de escrita, inspirações e até mesmo trechos do seu trabalho. Isso pode gerar um interesse antecipado em seu livro e criar um vínculo com seus leitores.
3. CRIE HYPE: Se ninguém sabe da existência do seu livro, como ele vai sair do chão, né? Comece a construir uma audiência desde já, bem antes do livro sair do forno. Crie um grupo de fãs, uma newsletter por e-mail e se conecte com o pessoal para assim formar a sua tribo.
Dica: Uma ótima maneira de criar hype é lançar capítulos de amostra, criar um boletim informativo por e-mail ou até mesmo fazer um podcast sobre o tema do seu livro. Seja criativo e pense fora da caixa.
4. CONTATO ANTECIPADO COM A MÍDIA: Sonha em ver seu livro sendo comentado em jornais, revistas ou programas de rádio e TV? Então, você (ou seu assessor de imprensa) precisa agir com antecedência e estabelecer contato com esses veículos bem antes do lançamento do seu livro.
Dica: Crie um press kit atraente que inclua um resumo do seu livro, informações sobre você e o que torna seu livro único. Isso pode ser usado para abordar jornalistas e blogueiros que possam estar interessados em cobrir seu livro.
Não sabe o que é um press kit? Falaremos sobre isso em outro post. Fique ligado(a)😉
Viu como começar o marketing do seu livro antes mesmo de ele estar pronto é uma jogada inteligente? Planejamento, autopromoção, criação de hype e contato antecipado com a mídia são estratégias poderosas para garantir que seu livro alcance o máximo de leitores possível. Lembre-se, seu livro é sua obra de arte, e o mundo merece vê-lo brilhar.
Então, comece a planejar seu marketing hoje mesmo e veja seu livro voar das prateleiras! Boa sorte!
Até mais, Luráticos!