Autor em Foco: Márcio Pacheco

Hoje, queremos destacar Márcio Pacheco, autor de O Senhor do Tempo e A Máscara da Peste.

Estamos entusiasmados em apresentar um olhar exclusivo sobre a mente por trás da série “As Crônicas do Apocalipse”

1: O que inspirou você a escrever a série As Crônicas do Apocalipse?

Gosto de histórias que exploram o limite das relações humanas. Minha maior inspiração foi a série de livros As Crônicas do Gelo e Fogo do George R. R. Martin. A perspectiva através de vários personagens me mostrou uma forma de narrativa que eu nunca tinha visto antes, então pensei “quero escrever uma história assim também”. Queria escrever algo que abordasse o apocalipse bíblico, mas não de forma fantasiosa, e sim com foco nas pessoas e suas escolhas. Assim nasceu As Crônicas do Apocalipse.

2: Como foi a sua jornada de escrita? Quais foram os principais desafios que você encontrou?

Muito repentina. Do dia para a noite decidi escrever a série e a falta de consciência narrativa foi meu maior desafio. Estruturar a história e amarrar as coisas de forma que fizessem sentido dentro do arco do volume, mas também para a série. Tateei no escuro até concluir o primeiro livro, mas considero que tive mais acertos e a recepção dos leitores foi ótima, então fiquei feliz com o resultado.

3: Como você acha que o seu estilo de escrita evoluiu ao longo do tempo?

Com certeza. Leva um tempo até você criar sua própria voz e é comum se sustentar com referências até então. Acredito que a minha escrita está em constante evolução e foi muito legal receber esse feedback dos leitores que leram os dois primeiros livros da série. A maioria destacou a maturidade da escrita do segundo livro e espero o mesmo resultado no terceiro.

Acredito que a minha escrita está em constante evolução e foi muito legal receber esse feedback dos leitores que leram os dois primeiros livros da série.

4: Quem são os autores que influenciaram seu trabalho e de que maneira?

Além do Martin, sempre gostei muito de Dan Brown pela sua narrativa ágil, Bernard Cornwell pelos épicos livros de alta fantasia e Agatha Christie pela sua capacidade de sustentar um bom mistério até o final. Estou sempre conhecendo novos autores, mas esses quatro marcaram muito o início da minha carreira.

5: Pode nos contar um pouco sobre os temas abordados em As Crônicas do Apocalipse?

A história se passa em 2153, um século após a terra ser devastada pela terceira guerra mundial. No decorrer da série vamos entrar na essência do que é ser humano. Nossas falhas, medos e a capacidade de sermos aquilo que escolhemos ser.

6: Como achou a Lura Editorial como parceira na publicação?

Criei o instagram para postar algumas imagens da minha série. Queria que as pessoas fossem se ambientando. O Instragram me indicou um post da Lura e então começamos a conversar. Foi o destino que formou essa parceria.

Foi o destino que formou essa parceria.

7: Você tem algum conselho para escritores aspirantes que desejam publicar seu primeiro livro?

Paciência é a palavra de ordem. A euforia de ver seu livro publicado pode te colocar em situações nem sempre favoráveis. Dê valor para todas as etapas do processo editorial e busque pessoas sérias para trabalhar junto com você, faz toda a diferença na versão final do seu livro.

8: O que você está lendo no momento? Você poderia recomendar alguns livros para nossos leitores?

No momento acabei de ler O Colecionador, do John Fowles e estou lendo Ensaio Sobre a Cegueira do José Saramago. Na linha de As Crônicas do Apocalipse posso indicar um dos melhores livros que já li, Eu Sou a Lenda, de Richard Matheson.

9: O que você espera que os leitores levem consigo após lerem As Crônicas do Apocalipse?

Meu principal objetivo é entreter meus leitores. Então espero que eles se emocionem com as cenas de ação, as reviravoltas e a história de cada um dos personagens. Já sei que rola um medo coletivo dos personagens morrerem e saber que existe esse apego é prova de que o trabalho deu resultado.

10: O que vem a seguir para você? Você está pensando em um novo projeto no momento?

A série será composta por seis livros, então temos muito trabalho pela frente. Mas estou com outros projetos em paralelo, dentre eles está um thriller que quero lançar até 2025. Esse promete.

______________________________________________________________________________________________________________________

Informação de contato:

[email protected] / www.ascronicasdoapocalipse.com.br / Instagram: @autormarciopacheco

NÃO DEIXE DE CONHECER O AUTOR PESSOALMENTE NA BIENAL DO LIVRO DO RIO

📌 INFORMAÇÕES DO LANÇAMENTO

📅 Data: 9/9 às 10h
📍 Local: Bienal do Livro Rio 2023, Rio Centro, RJ.
Estande da Lura: Pavilhão verde, Rua Q, 28

#LuraEditorial #Entrevista #BienalDoRio