AUTOR INDEPENDENTE, SEJA INDEPENDENTE, NÃO CAIA EM CILADAS!
Muitos autores aparecem aqui na Lura Editorial com dúvidas sobre a autopublicação e o cenário editorial da atualidade: É possível publicar meu livro com qualidade e recuperar o valor investido? Será que vou conseguir atrair os leitores? Como conseguir achar o público ideal interessado em histórias como a minha?
A resposta nunca foi tão certa: SIM! SIM! E SIM!
Com o advento das redes sociais e das plataformas, como grupos de WhatsApp, Facebook, Amazon, Blogs, Wattpad, dentre outras, nunca foi tão fácil e intuitivo para o autor ter acesso aos seus leitores de forma rápida e eficaz, podendo até vender diretamente para eles, sem intermédio de terceiros.
Por esta razão, muitas “pseudoeditoras” têm se aproveitado do boom no segmento da autopublicação para tirar vantagem da ingenuidade dos autores de primeira viagem.
Estamos aqui para colocar um fim nesta história! Cuidado com falsas promessas!
Não são raras as vezes em que deparamos com escritores desanimados, que levaram golpes ou até calotes neste mercado. Muitos gastaram todas as suas economias, venderam bens para realizar o sonho de publicar um livro e não ficaram satisfeitos com o resultado final. Isto porque a independência e a grande oferta de serviços pode ser um grande problema para os autores — que no fundo só querem ter um livro de sucesso.
Muitos não se atentam ao fato de que, para alcançar o sucesso, o livro tem que passar por etapas importantes e necessárias que só uma equipe de profissionais COMPETENTES (Note que grifei e deixei em letras garrafais e não foi por acaso) é capaz de resolver, como uma boa leitura crítica, revisão ortográfica e gramatical ou uma capa profissional, inclusive com um título bem pensado e uma sinopse que realmente atraia seu público-alvo. Lembrando que a impressão é a última etapa da publicação, e geralmente é a primeira palavra que os autores pesquisam na hora de começar a publicar seu livro. Engraçado, não? Ser amador não significa atropelar as etapas para que o projeto saia de qualquer maneira.
Pesquise muito antes de contratar uma equipe ou uma pessoa para trabalhar com você em seu livro. Procure pelo portfólio, pesquise preços e compare orçamentos. Não tenha pressa: lembre-se que a pressa é inimiga da perfeição! Lembre-se também: NÃO EXISTE PROFISSIONAL COMPETENTE QUE TRABALHE DE GRAÇA! NUNCA, NEVER, JAMAIS!
Dica Prática: fique atento para anúncios oferecendo PUBLICAÇÃO GRATUITA, SERVIÇOS GRÁTIS, FAZEMOS E-BOOK GRÁTIS, PUBLIQUE DE GRAÇA. Desconfie de falsas promessas, SEMPRE! Parece bobeira, mas muitos autores independentes ficam cegos de paixão e caem nestas armadilhas e gatilhos comprometendo, e muito, o resultado de sua obra no final.
Aposto que, quando você compra um carro novo, vai morar em outra cidade ou contrata uma pessoa para fazer algum serviço, como pintura, você pesquisa muito, pede recomendações e até checa em vários sites pela internet afora, certificando-se de qual seria a melhor escolha. Por que então seria diferente com seu livro? Sua querida obra não merece a mesma devoção e cuidados? Seus leitores não merecem ter um conteúdo de qualidade, boa legibilidade e material final de qualidade? Esteja seguro em sua escolha e confie nos profissionais envolvidos com seu projeto. Esta sintonia é importante e fundamental para o resultado final. Você merece ter um livro com nível profissional, sim! Antes de tudo, pense nisso e não aceite menos! Existem profissionais no setor editorial cobrando um preço justo, inclusive dando condições especiais para autores independentes.
Para que os leitores também sintam e reconheçam sua dedicação, valorize o mercado, aliás o mesmo do qual você fará parte sendo um escritor publicado.
Certamente o retorno virá por meio de reviews positivos, comentários e até cinco estrelas na Amazon. Afinal, qual autor não quer ser elogiado e lembrado por sua obra?
Use o vasto mundo da Internet a seu favor.
Seja independente, inteligente e livre para decidir o melhor para você e seu livro.
Publicar seu original pode ser um sonho, mas não deixe que se torne em pesadelo!
Gostou da Dicas? VENHA INTERAGIR COM OUTROS ESCRITORES!
entre em nosso grupo de escrita criativa:
https://www.instagram.com/vamosescreversobre/
ALINE ASSONE Lura Editorial