Existem muitas produções cinematográficas icônicas que são adaptações de livros. E isso, provavelmente, você sabia, não é verdade?
Essa transição de uma obra literária para a telona é um fenômeno que atrai tanto os fãs literários quanto os amantes da 7ª arte.
No entanto, alguns livros que viraram filmes não são amplamente reconhecidos por suas referências. Nesta leitura, você verá algumas dessas curiosidades.
Em todos os casos – ou na maioria deles, será uma grande surpresa descobrir que existe uma origem literária por trás de cenas e enredos audiovisuais.
Além disso, vamos dar algumas dicas sobre como você pode se inspirar a escrever a sua própria obra – que pode até virar uma produção de cinema!
Quando um filme vira livro?
A adaptação da literatura para as telonas é uma prática que acontece por vários motivos.
Em alguns casos, a obra se destaca por sua história envolvente e personagens complexos. Ou, também, por ter um mundo único que, no cinema, ganha uma nova dimensão.
A mágica acontece quando os cineastas veem o potencial de atrair grandes públicos e aumentar a visibilidade do conteúdo.
Outras vezes, é a força da obra literária em si que leva os diretores a quererem dar sua própria visão cinematográfica.
Além disso, a popularidade de certos gêneros literários, como fantasia ou ficção científica, pode criar um mercado mais amplo em adaptações.
Porém, saiba que esse processo envolve muita mais do que apenas seguir uma narrativa.
Muitas vezes, há alterações na trama para que ela se encaixe melhor no formato audiovisual ou a fim de atender aos interesses do público.
Os livros que viraram filmes e você não sabia
Agora, veja 10 produções do cinema que você provavelmente já assistiu e, talvez, não sabia que eram baseadas em livros!
1 – Apocalypse Now (1979)
Embora Apocalypse Now seja um dos filmes de guerra mais famosos da história, nem todos sabem que ele se inspira em O Coração das Trevas, uma obra clássica de Joseph Conrad.
A adaptação de Francis Ford Coppola transpõe a ambientação do contexto da Guerra do Vietnã, mas mantém a essência da exploração da corrupção e da decadência humana.
Agora, como é do fim da década de 1970, pode ser que você ainda não o conheça. E se for o caso, veja esse trailer e fique impressionado:
2 – Duro de Matar (1988)
Bruce Willis tornou-se uma lenda no papel de John McClane, o policial durão que enfrenta bandidos em um arranha-céu.
O que muitos não sabem é que Duro de Matar é, na verdade, baseado em Nada é Eterno, escrito por Roderick Thorp.
Embora a narrativa do cinema tenha tomado muitas liberdades criativas, a premissa original é a mesma: um policial tentando impedir um assalto em grande escala.
3 – Jurassic Park (1993)
A ideia de dinossauros clonados que ganham vida em um parque temático é inovadora? O mundo de Jurassic Park existe desde o homônimo de Michael Crichton.
O filme de Steven Spielberg conseguiu capturar a essência do livro, mas, a história foi modificada para o público de cinema, incluindo mudanças no final e nos personagens.
4 – Um Sonho de Liberdade (1994)
Embora Stephen King seja famoso por suas obras de terror, Um Sonho de Liberdade é uma adaptação de uma de suas novelas mais profundas: a Redenção de Shawshank.
Muitos não sabem que a icônica produção, estrelada por Tim Robbins e Morgan Freeman, foi inspirada nessa obra que trata da amizade, da liberdade e da redenção.
5 – Jumanji (1995)
Antes de virar uma franquia cheia de ação e humor, Jumanji era uma história infantil escrita por Chris Van Allsburg.
Embora o filme estrelado por Robin Williams tenha se afastado do original, a premissa de um jogo mágico que traz criaturas para o mundo real é baseada no livro.
6 – As Patricinhas de Beverly Hills (1995)
O clássico da década de 90, As Patricinhas de Beverly Hills, com Alicia Silverstone, é uma adaptação moderna de Emma, uma das obras mais conhecidas de Jane Austen.
Foi atualizada para o cenário de jovens ricas na Califórnia, só que mantém a essência do tipo de narrador: uma jovem que tenta controlar a vida amorosa dos outros.
7 – O Grande Truque (2006)
O Grande Truque, dirigido por Christopher Nolan, é um thriller psicológico sobre dois ilusionistas rivais. A inspiração veio de The Prestige, de Christopher Priest.
Enquanto a trama central sobre os truques de mágica é semelhante, o livro explora temas mais profundos relacionados à obsessão e ao sacrifício pessoal.
8 – Quem Quer Ser um Milionário? (2008)
O vencedor do Oscar “Quem Quer Ser um Milionário?” é uma história real e conta sobre a vida de um jovem indiano que enfrenta seu passado enquanto participa do show.
O filme é baseado no título Q&A, de Vikas Swarup, e teve algumas mudanças para a tela, ainda que o cerne de superação e destino continue intacto.
9 – Adoráveis Mulheres (2019)
O romance clássico Mulherzinhas, escrito por Louisa May Alcott, já foi adaptado diversas vezes, mas a versão de 2019, dirigida por Greta Gerwig, trouxe uma nova perspectiva.
A versão das irmãs March e sua jornada pela vida e pelo amor foi modernizada a partir da essência da obra original.
10 – Assassinos da Lua das Flores (2023)
A mais recente adaptação de Martin Scorsese é baseada no livro Assassinos da Lua das Flores, de David Grann.
Ela explora os assassinatos de nativos americanos Osage e as investigações que se seguiram nos Estados Unidos.
Já pensou em escrever um livro que pode virar filme?
Você já imaginou ter seu próprio livro e, quem sabe, vê-lo transformado em um sucesso dos cinemas?
A Lura Editorial tem uma ótima oportunidade para você começar a dar os primeiros passos na escrita, criando as próprias obras e aperfeiçoando-as.
O projeto gratuito Cultivando o Hábito da Escrita é indicado a quem deseja iniciar sua jornada como escritor e desenvolver a constância necessária em uma obra.
A Lura oferece recursos importantes na hora de aprofundar no processo criativo, essencial para criar uma história poderosa que pode, eventualmente, se transformar em filme.
Gostou da ideia? Inscreva-se gratuitamente:
![](https://blog.luraeditorial.com.br/wp-content/uploads/2023/10/1.png)